• Rua José Roque, 615 - Casa 09
  • Jd Ouro Verde, Limeira - São Paulo
  • Fone: (19)3038-3608
  • Cel. (19)98724-9191
  • Skype: anibalprieto
  • contato@aprietojato.com
  • Segurança no Jateamento Parte 1

    A segurança no jateamento é de fundamental importância em sistemas de pequeno à grande porte.

    Olá pessoal do jateamento, dentre vários itens onde engloba o tema segurança no jateamento vamos citar as mangueiras.

    Mangueiras de Jateamento: Para sistema pressurizados as mangueiras utilizadas são específicas para jateamento possuem paredes grossas para resistir à ação do desgaste provocado pelo processo em questão, não se utiliza ou se adapta mangueiras de água ou ar, isso pode acarretar um rompimento repentino com explosão brusca durante a operação. Fica uma dica, não provoque curvas para não acelerar o desgaste pontual e à qualquer ocasionamento de furo substitua por uma mangueira nova, a mesma pode estar com vários pontos de desgaste interno.

    Engates e Conexões: São peças colocadas na mangueira pra fazer união com o bico de jateamento ou à máquina de jateamento, a união com a mangueira é uma ação cuidadosa, onde é presa por parafusos cuidadosamente fixada preferencialmente sobre uma morsa em bancada, afim de assegurar a perfeita colocação. Nos engates rápido é prudente o uso grampos ou arame recozido pra completar o uso correto dos engates.

    Dispositivo Anti Chicoteamento: Eficazes para evitar a soltura brusca de mangueiras de ar, evita acidente pelo chicoteamento do mesmo. Lembrando que abraçadeiras robustas ou pontas montadas ajudam esse tipo de acidente.

    Válvulas de segurança: Coloque válvulas de segurança no vaso de pressão, e regule para abrir com 125 psi (recomendo essa pressão máxima de trabalho), ela te avisa quando aberta para evitar o sobrecarregamento do sistema.

    Fixação do engate na mangueira de jateamento

    Uso de arame como presilhas em engate rápido

    Dispositivo anti chicoteamento

    No quesito jateamento, devido à ação agravado pelo posicionamento dos equipamento à ação do próprio jateamento (isso mesmo, quero dizer que se jateia a máquina junto com o substrato) leva ao um descuido com a segurança, não permita que isso seja comum no seu canteiro de obra ou na sua prestadora de serviços de jateamento, lembre se que seu cliente pode enxergar isso também.

    Qualquer dúvidas ou esclarecimentos…

    Estou ao seu dispor.

    Abraços e Boa sorte nos negócios

    Anibal Prieto Mejia Jr

     

     

    2 Comentários so far.

    1. Vilela disse:

      Segurança é tudo, principalmente quando estamos falando de jateamento. É um item que deve ser seguido a risca.